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Por que escolher o curso de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde?

Ao final do curso, você será capaz de:

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Identificar transtornos mentais comuns ainda nos primeiros sinais.

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Utilizar escalas e ferramentas validadas para rastreio clínico.

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Realizar manejo inicial com segurança, incluindo condutas farmacológicas.

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Aplicar intervenções psicossociais breves na própria unidade.

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Integrar saúde mental e doenças crônicas no acompanhamento longitudinal.

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Definir critérios de encaminhamento e articular a rede de cuidados.

coordenador(a)

Felipe Gonçalves Corneau

Médico de família, mestre pela USP e coordenador médico de Práticas Assistenciais na Saúde Populacional do Hospital Sírio-Libanês.

coordenador(a)

Domingos José Vaz do Cabo

Médico, mestre em Saúde Pública, preceptor no Sírio-Libanês e autor do livro As Sete Portas da Alma.

Conheça mais sobre o curso de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde

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Curso 100% online

Estude de onde estiver, com flexibilidade e suporte especializado

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Carga horária de 360 horas

Formação aprofundada, com teoria e prática voltadas para o seu dia a dia

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Corpo docente com experiência

Aprenda com profissionais atuantes e referências em suas áreas

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Casos reais na área da saúde

Conteúdos que também trazem situações clínicas reais e desafiadoras

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18 meses de acesso

Tempo ideal para estudar com profundidade e revisar sempre que precisar

O curso de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde foi pensado para quem:

Atende na APS e quer ampliar sua resolutividade

E busca dominar o cuidado inicial em saúde mental com segurança e autonomia.

É médico de família ou generalista

E deseja identificar, manejar e acompanhar transtornos comuns no dia a dia da unidade.

É médico de qualquer especialidade interessado no tema

E quer integrar saúde física e mental no cuidado integral do paciente.

Unidades Curriculares

O Médico da APS como Agente de Saúde Mental: Papel e Responsabilidades

Estudo dos fundamentos da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Medicina de Família e Comunidade (MFC), com ênfase no papel estratégico da APS no cuidado em saúde mental. Discussão das responsabilidades do médico da APS enquanto agente de promoção, prevenção, identificação precoce, manejo inicial e acompanhamento longitudinal de condições relacionadas à saúde mental. Abordagem integrada e centrada na pessoa, articulada às redes de atenção à saúde.

Modelos de Cuidado em Saúde Mental no SUS e na Saúde Suplementar (CAPS, APS e Rede Psicossocial)

Estudo dos modelos de organização e cuidado em saúde mental no SUS e na saúde suplementar. Análise da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), seus componentes e dispositivos assistenciais, incluindo CAPS, APS e serviços de apoio social. Discussão dos fluxos assistenciais, critérios de identificação de necessidades em saúde mental, encaminhamento para a rede especializada e estratégias de articulação intersetorial visando integralidade, continuidade e coordenação do cuidado.a

A Entrevista Clínica Ampliada e a Escuta Ativa em Saúde Mental

Estudo da Entrevista Clínica Ampliada como ferramenta central no cuidado em saúde mental. Abordagem dos princípios da Medicina Centrada na Pessoa (MCCP) e sua aplicação na prática clínica. Desenvolvimento de técnicas de escuta ativa, comunicação terapêutica, construção de vínculo, identificação de demandas explícitas e implícitas, manejo de narrativas e condução de consultas complexas. Discussão de estratégias para qualificar o processo de cuidado, favorecer adesão e apoiar a tomada de decisão compartilhada.

Ferramentas de Rastreio na APS: PHQ-9, GAD-7 e Outras Escalas Práticas e Identificação de Queixas Mascaradas e Demandas Ocultas (Somatização e Dor Crônica)

Estudo e aplicação de ferramentas padronizadas de rastreio em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo PHQ-9, GAD-7 e outras escalas de uso clínico. Discussão sobre a identificação de queixas mascaradas, demandas ocultas e manifestações psicossomáticas, com ênfase em somatização, dor crônica e sintomas sem explicação médica. Abordagem de estratégias clínicas para interpretação dos instrumentos, condução diagnóstica, manejo inicial e definição de condutas adequadas no contexto da APS.

Princípios de Psicofarmacologia na APS: Segurança e Farmacocinética e Abordagem de Psicoses e TABs

Estudo dos princípios fundamentais da psicofarmacologia aplicados à Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo modelos explicativos do papel dos neurotransmissores na regulação emocional. Abordagem da farmacocinética e farmacodinâmica dos principais psicofármacos utilizados na prática clínica, com ênfase em segurança, interações medicamentosas e critérios de prescrição responsável. Discussão das estratégias farmacológicas e não farmacológicas no manejo inicial das psicoses e do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), considerando identificação precoce, encaminhamento adequado e articulação com a rede especializada.

Transtornos Depressivos: Manejo Integral do Leve ao Moderado na APS

Estudo dos transtornos depressivos leves a moderados no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Abordagem dos critérios diagnósticos, fatores de risco, avaliação da gravidade e identificação de sinais de alerta. Discussão das estratégias terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas baseadas em evidências, incluindo psicoterapia breve, educação em saúde, monitoramento ativo e manejo compartilhado. Análise de fluxos de cuidado, critérios de encaminhamento e articulação com a rede de atenção em saúde mental, visando um manejo integral, seguro e centrado na pessoa.

Transtornos de Ansiedade (TAG, Pânico e Fobias): Manejo e Resolução

Estudo dos transtornos de ansiedade no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno do Pânico e Fobias. Classificação clínica, avaliação da gravidade, critérios diagnósticos e identificação de fatores desencadeantes e sinais de alerta. Discussão das estratégias terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas baseadas em evidências, com foco no manejo inicial, plano terapêutico singular, técnicas de intervenção breve e acompanhamento longitudinal.

Transtorno do Sono - Manejo não farmacológico e uso de Hipnóticos: Indicação, Uso Racional e Desmame

Estudo da fisiologia e das fases do sono, bem como da classificação dos principais transtornos do sono, incluindo insônia inicial, intermediária e terminal, hipersonia e quadros de fragmentação do sono. Abordagem dos critérios diagnósticos e da avaliação clínica na Atenção Primária à Saúde (APS). Discussão das estratégias terapêuticas não farmacológicas baseadas em evidências, com foco em higiene do sono, terapia cognitivo-comportamental e intervenções comportamentais. Análise das indicações, segurança, uso racional e estratégias de descontinuação de hipnóticos e sedativos, considerando riscos, dependência e alternativas terapêuticas.

O Aconselhamento na APS: Estratégias de Suporte Psicológico Básico e Psicoeducação e Ativação Comportamental na Prática Clínica Diária

Estudo das principais ferramentas de aconselhamento aplicadas à Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo intervenção breve, escuta qualificada e técnicas de suporte psicológico básico. Abordagem de estratégias de psicoeducação, manejo motivacional e ativação comportamental voltadas para condições comuns de saúde mental. Discussão da condução de consultas centradas na pessoa, identificação de demandas emocionais, promoção de autonomia e fortalecimento de estratégias de autocuidado. Aplicação prática no atendimento diário, considerando integralidade, vínculo e continuidade do cuidado.

Introdução à Entrevista Motivacional (EM) para Mudança de Comportamento: Abordagem Familiar e Comunitária

Estudo dos princípios e etapas da Entrevista Motivacional (EM) como ferramenta para promoção de mudanças de comportamento na Atenção Primária à Saúde (APS). Abordagem dos fundamentos da redução de danos e de estratégias de comunicação colaborativa centradas na pessoa. Discussão de ferramentas de abordagem familiar e comunitária para identificação de barreiras, fortalecimento de autonomia e apoio à tomada de decisão. Aplicação prática de técnicas breves no cuidado individual, familiar e territorial, visando adesão terapêutica, autocuidado e engajamento comunitário.

Transtorno do Uso de Álcool e Drogas (TUAD): Detecção, Manejo Breve e Encaminhamento

Estudo do modelo biopsicossocial aplicado aos Transtornos por Uso de Álcool e outras Drogas (TUAD), incluindo fatores de risco, proteção e determinantes sociais. Abordagem dos instrumentos validados de rastreio e detecção precoce, bem como da identificação de comorbidades clínicas e psiquiátricas. Discussão das estratégias de manejo breve, redução de danos e intervenções farmacológicas e não farmacológicas baseadas em evidências. Análise dos critérios de encaminhamento, fluxos assistenciais e articulação com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), visando cuidado integral, seguro e centrado na pessoa.

Risco de Suicídio e Crises Psiquiátricas: Avaliação e Manejo de Urgência

Estudo da avaliação do risco de suicídio e das principais crises psiquiátricas no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Abordagem dos sinais de alerta, fatores de risco e proteção, instrumentos de triagem e estratégias de acolhimento seguro. Discussão das técnicas de manejo inicial, intervenções de urgência e comunicação terapêutica em situações críticas. Análise dos fluxos de conduta, critérios de encaminhamento e articulação com serviços de emergência e com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), visando cuidado imediato, integral e centrado na pessoa.

Discussão de casos Complexos I

Discussão de casos clínicos complexos e emblemáticos em saúde mental no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Aplicação prática das ferramentas, técnicas e modelos de cuidado desenvolvidos ao longo do curso, com foco em raciocínio clínico, manejo compartilhado e tomada de decisão centrada na pessoa. Análise de estratégias de condução, definição de planos terapêuticos, articulação com a rede de cuidados e integração das abordagens farmacológicas e não farmacológicas.

Discussão de casos Complexos II

Discussão aprofundada de casos clínicos complexos e multifatoriais em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS). Ampliação da aplicação prática das ferramentas, técnicas e modelos de cuidado desenvolvidos ao longo do curso, com foco em raciocínio clínico avançado, manejo de situações desafiadoras, decisões terapêuticas compartilhadas e articulação intersetorial. Análise de desfechos, reavaliação de condutas e construção de planos terapêuticos integrados, sustentados por evidências e centrados na pessoa.

Saúde Mental em Idosos, Comorbidades Físicas e Mentais: Demência e outras DCNT

Estudo da interseção entre comorbidades físicas e condições de saúde mental na população idosa. Análise dos impactos das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) sobre o bem-estar emocional, cognitivo e funcional. Abordagem do diagnóstico diferencial, fatores de risco, sinais de alerta e critérios clínicos relacionados à demência e a outros transtornos neurocognitivos. Discussão das estratégias de manejo integral, incluindo intervenções farmacológicas e não farmacológicas, acompanhamento longitudinal, comunicação com familiares e articulação com os serviços da rede de atenção à saúde, visando cuidado centrado na pessoa idosa.

Grupos Específicos: Gestantes, Crianças e Adolescentes, TEA e outras neurodivergências

Estudo do desenvolvimento neuropsíquico na gestação, infância e adolescência, com ênfase na identificação precoce de alterações do desenvolvimento. Abordagem dos critérios diagnósticos, sinais de alerta e fatores de risco relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a outras neurodivergências. Discussão das estratégias de manejo inicial na Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo orientações familiares, intervenções não farmacológicas, promoção do desenvolvimento integral e articulação com serviços especializados. Análise de práticas inclusivas, acompanhamento longitudinal e integração com redes de apoio educacional, social e de saúde.

Saúde mental em Populações Vulneráveis: População negra, indígenas, mulheres, LGBTQIAP+

Estudo das especificidades da saúde mental em populaçõesvulneráveis, incluindo população negra, povos indígenas, mulheres e pessoas LGBTQIAP+. Análise dos impactos do racismo estrutural, discriminação, violências, desigualdades sociais e barreiras de acesso aos serviços sobre os processos de adoecimento psíquico. Discussão de determinantes sociais da saúde, fatores protetores comunitários e práticas culturalmente sensíveis de cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS). Abordagem de estratégias de acolhimento, comunicação qualificada, articulação de redes de proteção e promoção da equidade no cuidado em saúde mental.

Abordagem da Espiritualidade da Pessoa e Saúde Mental do Profissional de Saúde

Estudo da integralidade biopsicossocioespiritual da pessoa e das evidências científicas sobre o papel da espiritualidade e religiosidade no enfrentamento positivo (coping) de transtornos mentais. Análise dos instrumentos de avaliação e abordagem da dimensão espiritual no cuidado em saúde, respeitando valores, crenças e contextos culturais. Discussão do papel da espiritualidade no processo autorreflexivo do profissional de saúde, com foco no autocuidado, prevenção do adoecimento psíquico e fortalecimento de práticas de bem-estar. Aplicação de estratégias éticas e humanizadas que integrem a dimensão espiritual à Atenção Primária à Saúde (APS).

Do conhecimento à prática: o curso que conecta inovação e saúde

Cursos tradicionais

  • Foco restrito ao encaminhamento
  • Pouca autonomia para manejo inicial
  • Baixa integração entre saúde física e mental
  • Conteúdos pouco aplicáveis à rotina da APS

Nosso curso

  • Ênfase no cuidado resolutivo na APS
  • Autonomia para manejar casos leves e moderados
  • Integração corpo–mente no plano de cuidado
  • Conteúdo prático para uso imediato na unidade

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O que nossos alunos dizem

  • A metodologia da Faculdade Sírio-Libanês me permitiu conciliar os estudos com minha rotina no hospital. O conteúdo prático e as simulações virtuais fizeram toda a diferença na minha formação.

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    Dra. Mariana Santos

    Médica Cardiologista PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
  • A metodologia da Faculdade Sírio-Libanês me permitiu conciliar os estudos com minha rotina no hospital. O conteúdo prático e as simulações virtuais fizeram toda a diferença na minha formação.

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    Médica Cardiologista PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
  • A metodologia da Faculdade Sírio-Libanês me permitiu conciliar os estudos com minha rotina no hospital. O conteúdo prático e as simulações virtuais fizeram toda a diferença na minha formação.

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    Médica Cardiologista PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
  • A metodologia da Faculdade Sírio-Libanês me permitiu conciliar os estudos com minha rotina no hospital. O conteúdo prático e as simulações virtuais fizeram toda a diferença na minha formação.

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    Médica Cardiologista PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
  • Conheça nossos cursos de Pós-Graduação Online

    Voltados para médicos, profissionais da saúde e gestores

    Se você está buscando uma forma de atualizar seus conhecimentos e ter a experiência da Faculdade Sírio-Libanês na sua carreira, conheça os nossos cursos de Pós-Graduação Online:

    Perguntas frequentes

    Requisitos e documentação para matrícula

    Para ingressar na pós-graduação, é necessário possuir graduação completa.

    Os cursos da pós-graduação têm como requisito a graduação completa (bacharel ou tecnólogo) em cursos específicos. É importante que verifique se a sua formação é aceita na pós-graduação que deseja iniciar.


    Além disso, é imprescindível que a matrícula seja realizada após a emissão do diploma ou da data de colação de grau.

    Aperfeiçoamento e Especialização

    O curso de especialização é uma pós-graduação lato sensu, direcionada a profissionais que já possuem diploma de graduação e desejam aprofundar conhecimentos em uma área específica. Possui carga horária mínima de 360 horas, contudo não confere o título de especialista.
     
    O curso de aperfeiçoamento, por sua vez, também é uma pós-graduação destinada a graduados, mas tem foco na atualização e aprimoramento profissional. Possui carga horária mínima de 180 horas e, ao final, o participante recebe um certificado de aperfeiçoamento.

    Disponibilização do acesso

    Após pagamentos realizados via boleto e em até 72 horas via PIX ou cartão de crédito, você terá acesso à aula inaugural comum a todos os cursos.

    Verifique a data de disponibilização do curso escolhido.

    Metodologia e funcionamento das aulas

    Nossos cursos são 100% online.

    Os cursos de especialização são compostos de 18 unidades curriculares (UCs) distribuídas ao longo de 18 meses, e os cursos de aperfeiçoamento são compostos por 9 ou 10 UCs ao longo de 10 meses. Cada Unidade Curricular (UC) é composta de um conjunto de materiais com objetivo de uma aprendizagem ágil e ao mesmo tempo profunda, que combina teoria e prática:

    1. 3 aulas (videoaulas), cada uma com 2 ou mais horas de duração, dividida em partes de aproximadamente 30 min.
    2. Ebook que sumariza as aulas da unidade curricular, organizando os conteúdos em editorias que facilitam o aprendizado, disponível em formato interativo (html) e para impressão (pdf).
    3. Materiais complementares, que incluem apresentação de apoio (slides) do professor, artigos e outros.
    4. Avaliação com 10 questões de múltipla escolha.
    5. Interação assíncrona com tutores para solução de dúvidas acadêmicas e conteúdo, e com equipe técnica para soluções de plataforma e de experiência com os materiais.

    No link a seguir você pode visualizar a metodologia por meio de um infográfico que facilita o entendimento: saiba mais.

    Carga horária e duração dos cursos

    Nossos cursos de pós-graduação possuem carga horária de 360 horas na modalidade de especialização e 180 horas na modalidade de aperfeiçoamento. A carga horária é dividida entre unidades curriculares específicas e de temas transversais, com disponibilização completa em 18 e 10 meses, respectivamente. 

    Avaliações

    Em cada unidade curricular, haverá uma avaliação regular de múltipla escolha obrigatória, cuja nota mínima deve ser 7. O estudante tem 2 tentativas em prazo regular (2 meses após liberação da UC), mais 1 tentativa em prazo de recuperação (até o fim do curso).

    Certificado

    Após finalizar o curso e estar aprovado em todas as disciplinas, o aluno solicitará e receberá o Certificado de Conclusão registrado no MEC, emitido em nome da Faculdade Sírio-Libanês.

    Política de cancelamento

    Sabemos que imprevistos acontecem. Se precisar cancelar sua matrícula em até 7 dias (prazo legal) após a disponibilização do acesso e aula inaugural do curso, garantimos reembolso total.

    Caso o cancelamento ocorra após esse período e antes da liberação da primeira disciplina do curso, será necessário o pagamento de multa rescisória correspondente a 10% do valor total do curso.

    Após a liberação das disciplinas será necessário quitar o valor proporcional ao número de disciplinas liberadas, acrescido de 10% do saldo remanescente do valor total do curso.