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Ao final do curso, você será capaz de:

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Realizar avaliações geriátricas amplas com precisão e sensibilidade, identificando riscos e prioridades de cuidado.

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Planejar cuidados individualizados considerando necessidades clínicas e funcionais.

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Manejar síndromes geriátricas e condições comuns da pessoa idosa.

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Atuar de forma integrada e humanizada, promovendo autonomia, bem-estar e envelhecimento saudável.

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Comunicar-se com clareza com idosos, famílias e equipes de saúde.

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Aplicar ética, gestão e inovação para qualificar o cuidado ao idoso.

coordenador(a)

Pedro Kallas Curiati

Médico Geriatra, doutor pela USP e coordenador da Especialização em Geriatria do Hospital Sírio-Libanês.

coordenador(a)

Marlon Juliano Romero Aliberti

Médico Geriatra e pesquisador do Hospital Sírio-Libanês, pós-doutor pela USP e mestre pela Johns Hopkins University, nos EUA.

Conheça mais sobre o curso de Gerontologia

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Curso 100% online

Estude de onde estiver, com flexibilidade e suporte especializado

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Carga horária de 360 horas

Formação aprofundada, com teoria e prática voltadas para o seu dia a dia

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Corpo docente com experiência

Aprenda com profissionais atuantes e referências em suas áreas

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Casos reais na área da saúde

Conteúdos que também trazem situações clínicas reais e desafiadoras

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18 meses de acesso

Tempo ideal para estudar com profundidade e revisar sempre que precisar

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Especialização reconhecida pelo MEC

Certificação com selo de qualidade da Faculdade Sírio-Libanês

O curso de Gerontologia foi pensado para quem:

Já atua no cuidado de pessoas idosas

E quer aprofundar conhecimentos para oferecer uma assistência mais segura, humanizada e baseada em evidências.

Atende idosos em diferentes serviços de saúde

E deseja fortalecer sua atuação no manejo das síndromes geriátricas e na condução de avaliações multidimensionais.

É profissional da saúde

Com diploma de nível superior, que busca desenvolver competências para atuar de forma integrada e qualificada na Gerontologia.

Unidades Curriculares

Conceitos Gerais

Esta unidade curricular trabalha o estudo dos fundamentos da Geriatria e da Gerontologia, abordando os aspectos biológicos, sociais e epidemiológicos do envelhecimento humano. Discussão sobre senescência e senilidade, teorias biológicas do envelhecimento e suas implicações fisiológicas. Análise dos determinantes sociais, direitos e políticas públicas voltadas à pessoa idosa. Considerações sobre o prognóstico e a qualidade de vida na velhice sob perspectiva interdisciplinar.

Avaliação do Idoso

Estudo dos princípios da Avaliação Geriátrica Ampla, com enfoque interdisciplinar. Aborda métodos e instrumentos para avaliação da funcionalidade, cognição, humor, ansiedade, estado nutricional, mobilidade e risco de quedas. Contempla também a avaliação social e a estratificação de risco, visando à tomada de decisão clínica compartilhada e ao planejamento de cuidados individualizados ao idoso.

Promoção de Saúde I

Estudo dos princípios da promoção da saúde voltadas ao envelhecimento ativo e saudável. Aborda aspectos relacionados à alimentação, atividade física, gerenciamento do estresse, meditação e técnicas respiratórias. Enfatiza a importância das conexões sociais, espiritualidade e propósito de vida como fatores protetores. Discute o autocuidado, estratégias para melhorar a adesão a hábitos saudáveis e a promoção do bem-estar global da pessoa idosa.

Promoção de Saúde II

Estudo das estratégias clínicas e preventivas voltadas à manutenção da saúde e funcionalidade do idoso. Aborda os principais aspectos relacionados às imunizações e aos programas de rastreamento em saúde, bem como a definição de metas para o controle de comorbidades crônicas prevalentes. Discute o conceito de inflammaging e suas implicações na fisiopatologia do envelhecimento, destacando intervenções que promovem o envelhecimento saudável e a prevenção de incapacidades.

Distúrbios Neuropsiquiátricos I

Estudo dos distúrbios neuropsiquiátricos mais prevalentes no envelhecimento, com foco na avaliação da queixa cognitiva e no diagnóstico do comprometimento cognitivo sob as dimensões sindrômica, etiológica e secundária. Aborda os diagnósticos diferenciais entre quadros demenciais e transtornos de humor, ansiedade e psicose funcional. Inclui o manejo farmacológico das alterações comportamentais nas demências, os cuidados na demência avançada e o reconhecimento das síndromes parkinsonianas, promovendo uma abordagem clínica e interdisciplinar centrada na pessoa idosa.

Distúrbios Neuropsiquiátricos II

Aprofundamento dos conhecimentos sobre os distúrbios neuropsiquiátricos no envelhecimento, com foco em estratégias de prevenção, avaliação e intervenção cognitiva e comportamental. Aborda os princípios da prevenção cognitiva e da avaliação neuropsicológica, reabilitação cognitica, bem como ansiedade, depressão e psicoses. 

Distúrbios Músculo-Esqueléticos

Aborda o papel do cálcio e da saúde óssea, a fisiopatologia e o manejo da síndrome da fragilidade e da osteo-sarcopenia. Inclui o diagnóstico e tratamento multidisciplinar da osteoporose, bem como a avaliação e prevenção de quedas. Enfatiza estratégias de intervenção integradas e baseadas em evidências para a manutenção da mobilidade, da força e da independência funcional na velhice.

Emergências Geriátricas

Estudo das especificidades do atendimento de urgência e emergência na população idosa. Aborda a epidemiologia das emergências geriátricas, os princípios do pronto atendimento especializado e os critérios de triagem de risco aplicados ao idoso. Discute a identificação e o impacto prognóstico do delirium e do comprometimento cognitivo não delirante, além da abordagem da polifarmácia, dos medicamentos potencialmente inapropriados e da iatrogenia. Explora as apresentações atípicas de doenças em idosos, a importância da mobilidade e autonomia no atendimento emergencial e a conduta frente à bacteriúria assintomática. Enfatiza uma abordagem interdisciplinar e centrada na pessoa idosa.

Cuidado Hospitalar

Estudo dos princípios do cuidado hospitalar ao idoso, considerando suas particularidades clínicas, funcionais e psicossociais. Aborda as queixas mais comuns em internações geriátricas, estratégias de prevenção de complicações e práticas de co-manejo interdisciplinar. Discute o cuidado ao idoso em terapia intensiva, a avaliação de risco cirúrgico e os cuidados perioperatórios. Contempla a elaboração de alta segura, a transição de cuidados e a importância da comunicação efetiva entre paciente, família e equipe multiprofissional, promovendo continuidade e integralidade assistencial.

Cuidados Paliativos

Estudo dos princípios, fundamentos e práticas dos cuidados paliativos aplicados à pessoa idosa. Aborda conceitos gerais, avaliação prognóstica e manejo de sintomas físicos e emocionais, com ênfase no tratamento farmacológico e não farmacológico da dor e de sintomas não dolorosos. Discute aspectos relacionados ao luto, à comunicação difícil, à religiosidade e à espiritualidade no contexto do fim de vida. Analisa o impacto do cuidado paliativo sobre o profissional, incluindo burnout e fadiga de compaixão. Promove uma abordagem centrada na dignidade, autonomia e qualidade de vida do idoso em todas as fases da doença.

Sexualidade

Estudo da sexualidade no processo de envelhecimento sob uma perspectiva biopsicossocial. Aborda as transformações fisiológicas e hormonais do climatério e da andropausa, bem como as principais disfunções sexuais e urogenitais associadas à idade, incluindo disfunção erétil e incontinência urinária. Discute a vivência da sexualidade na velhice, com enfoque na diversidade, no envelhecimento da população LGBT e nas questões relacionadas ao HIV e às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Oncogeriatria

Estudo dos fundamentos conceituais e clínicos da Oncogeriatria, abordando as inter-relações entre envelhecimento e câncer. Analisa os princípios da decisão terapêutica e do prognóstico oncológico no idoso, considerando aspectos éticos, funcionais e de qualidade de vida. Discute estratégias de prevenção e rastreamento, bem como os principais elementos da abordagem multidisciplinar no diagnóstico e manejo das neoplasias mais prevalentes na população idosa. 

Multimorbidade

Estudo dos conceitos fundamentais de multimorbidade e da carga global de doenças no envelhecimento. Aborda os aspectos multidisciplinares envolvidos no manejo integrado das principais comorbidades em idosos e discute diretrizes e modelos de cuidado centrados na pessoa idosa com múltiplas doenças concomitantes. 

Estratégias Especializadas de Cuidados

Estudo das principais estratégias especializadas de cuidado voltadas às necessidades clínicas complexas da pessoa idosa. Aborda fundamentos do suporte nutricional e da suplementação, manejo de feridas e curativos, além do uso e manutenção de sondas e cateteres. Discute os distúrbios do sono e suas implicações na saúde e funcionalidade do idoso, bem como aspectos relacionados à saúde bucal e suas repercussões sistêmicas.

Reabilitação

Estudo dos princípios e fundamentos da reabilitação do idoso, com ênfase no cuidado integral, interdisciplinar e multiprofissional, voltado à promoção de funcionalidade, autonomia e qualidade de vida.

Bioética

Estudo dos fundamentos da bioética aplicados ao contexto do envelhecimento e do cuidado à pessoa idosa. Analisa princípios éticos fundamentais, com ênfase na autonomia, na dignidade e no respeito às decisões individuais. Discute as diretivas antecipadas de cuidado e sua relevância na prática clínica e no planejamento terapêutico, bem como os dilemas éticos presentes nas decisões relacionadas à finitude, vulnerabilidade e dependência. 

Gestão da Saúde

Estudo dos princípios e práticas da gestão em saúde aplicados ao contexto do envelhecimento. Analisa modelos de cuidado voltados à comunidade, ao domicílio, às instituições de longa permanência e aos serviços privados. Aborda estratégias de organização, coordenação e avaliação de serviços geriátricos e gerontológicos, com ênfase em indicadores de desempenho e em modelos inovadores de cuidado baseados em valor. Discute aspectos éticos e legais, a elaboração de planos de cuidado e a tomada de decisão compartilhada. Enfatiza a importância da liderança, da visão sistêmica e do marketing em saúde na promoção de serviços sustentáveis, éticos e centrados na pessoa idosa.

Inovação

Estudo dos conceitos e aplicações da inovação no campo da Gerontologia, com foco no desenvolvimento e uso de tecnologias voltadas ao envelhecimento ativo e à melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. Analisa produtos assistivos, soluções tecnológicas de baixo custo e o papel das Senior Techs no ecossistema de inovação em saúde e bem-estar. Discute o uso da telemedicina e do teleatendimento, bem como o planejamento de ambientes inclusivos e acessíveis. Aborda as potencialidades e desafios da inteligência artificial na atenção ao idoso, enfatizando seu uso ético, humanizado e responsável no cuidado e na gestão em saúde.

Do conhecimento à prática: o curso que conecta inovação e saúde

Cursos tradicionais

  • Conteúdos genéricos sobre envelhecimento
  • Corpo docente sem experiência clínica em Geriatria
  • Pouca articulação entre dimensões biológicas, psicológicas e sociais
  • Visão limitada das síndromes e complexidades do cuidado ao idoso

Nosso curso

  • Conteúdo aplicado ao cuidado real da pessoa idosa
  • Professores referência no Hospital Sírio-Libanês
  • Abordagem multidimensional e integrada do envelhecimento
  • Foco no manejo das principais síndromes geriátricas

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O que nossos alunos dizem

  • A metodologia da Faculdade Sírio-Libanês me permitiu conciliar os estudos com minha rotina no hospital. O conteúdo prático e as simulações virtuais fizeram toda a diferença na minha formação.

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    Dra. Mariana Santos

    Médica Cardiologista PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
  • A metodologia da Faculdade Sírio-Libanês me permitiu conciliar os estudos com minha rotina no hospital. O conteúdo prático e as simulações virtuais fizeram toda a diferença na minha formação.

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    Médica Cardiologista PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
  • A metodologia da Faculdade Sírio-Libanês me permitiu conciliar os estudos com minha rotina no hospital. O conteúdo prático e as simulações virtuais fizeram toda a diferença na minha formação.

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  • A metodologia da Faculdade Sírio-Libanês me permitiu conciliar os estudos com minha rotina no hospital. O conteúdo prático e as simulações virtuais fizeram toda a diferença na minha formação.

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    Médica Cardiologista PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
  • A metodologia da Faculdade Sírio-Libanês me permitiu conciliar os estudos com minha rotina no hospital. O conteúdo prático e as simulações virtuais fizeram toda a diferença na minha formação.

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    Médica Cardiologista PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
  • Conheça nossos cursos de Pós-Graduação Online

    Voltados para médicos, profissionais da saúde e gestores

    Se você está buscando uma forma de atualizar seus conhecimentos e ter a experiência da Faculdade Sírio-Libanês na sua carreira, conheça os nossos cursos de Pós-Graduação Online:

    Perguntas frequentes

    Requisitos e documentação para matrícula

    Para ingressar na pós-graduação, é necessário possuir graduação completa.

    Os cursos da pós-graduação têm como requisito a graduação completa (bacharel ou tecnólogo) em cursos específicos. É importante que verifique se a sua formação é aceita na pós-graduação que deseja iniciar.

    Além disso, é imprescindível que a matrícula seja realizada após a emissão do diploma ou da data de colação de grau.

    Aperfeiçoamento e Especialização

    O curso de especialização é uma pós-graduação lato sensu, direcionada a profissionais que já possuem diploma de graduação e desejam aprofundar conhecimentos em uma área específica. Possui carga horária mínima de 360 horas, contudo não confere o título de especialista.
     
    O curso de aperfeiçoamento, por sua vez, também é uma pós-graduação destinada a graduados, mas tem foco na atualização e aprimoramento profissional. Possui carga horária mínima de 180 horas e, ao final, o participante recebe um certificado de aperfeiçoamento.

    Disponibilização do acesso

    Após pagamentos realizados via boleto e em até 72 horas via PIX ou cartão de crédito, você terá acesso à aula inaugural comum a todos os cursos.

    Verifique a data de disponibilização do curso escolhido.

    Metodologia e funcionamento das aulas

    Nossos cursos são 100% online.

    Os cursos de especialização são compostos de 18 unidades curriculares (UCs) distribuídas ao longo de 18 meses, e os cursos de aperfeiçoamento são compostos por 9 ou 10 UCs ao longo de 10 meses. Cada Unidade Curricular (UC) é composta de um conjunto de materiais com objetivo de uma aprendizagem ágil e ao mesmo tempo profunda, que combina teoria e prática:

    1. 3 aulas (videoaulas), cada uma com 2 ou mais horas de duração, dividida em partes de aproximadamente 30 min.
    2. Ebook que sumariza as aulas da unidade curricular, organizando os conteúdos em editorias que facilitam o aprendizado, disponível em formato interativo (html) e para impressão (pdf).
    3. Materiais complementares, que incluem apresentação de apoio (slides) do professor, artigos e outros.
    4. Avaliação com 10 questões de múltipla escolha.
    5. Interação assíncrona com tutores para solução de dúvidas acadêmicas e conteúdo, e com equipe técnica para soluções de plataforma e de experiência com os materiais.

    No link a seguir você pode visualizar a metodologia por meio de um infográfico que facilita o entendimento: saiba mais.

    Carga horária e duração dos cursos

    Nossos cursos de pós-graduação possuem carga horária de 360 horas na modalidade de especialização e 180 horas na modalidade de aperfeiçoamento. A carga horária é dividida entre unidades curriculares específicas e de temas transversais, com disponibilização completa em 18 e 10 meses, respectivamente.

    Avaliações

    Em cada unidade curricular, haverá uma avaliação regular de múltipla escolha obrigatória, cuja nota mínima deve ser 7. O estudante tem 2 tentativas em prazo regular (2 meses após liberação da UC), mais 1 tentativa em prazo de recuperação (até o fim do curso).

    Certificado

    Após finalizar o curso e estar aprovado em todas as disciplinas, o aluno solicitará e receberá o Certificado de Conclusão registrado no MEC, emitido em nome da Faculdade Sírio-Libanês.

    Política de cancelamento

    Sabemos que imprevistos acontecem. Se precisar cancelar sua matrícula em até 7 dias (prazo legal) após a disponibilização do acesso e aula inaugural do curso, garantimos reembolso total.

    Caso o cancelamento ocorra após esse período e antes da liberação da primeira disciplina do curso, será necessário o pagamento de multa rescisória correspondente a 10% do valor total do curso.

    Após a liberação das disciplinas será necessário quitar o valor proporcional ao número de disciplinas liberadas, acrescido de 10% do saldo remanescente do valor total do curso.